Última alteração: 14-01-2018
Resumo
Este artigo buscou evidenciar o papel docente na gestão escolar democrática. Com os objetivos de refletir sobre o papel dos educadores em uma gestão escolar democrática, identificar qual a concepção de democracia dos docentes, perceber como se dá a participação dos professores na gestão escolar e observar a influência dos gestores nas atividades dos mesmos. Justificando-se pela relevância de problematizar questões que permeiam o trabalho do gestor escolar na visão de professoras da educação básica por necessitarem de uma gestão democrática que possa auxiliar no desempenho de suas funções no ambiente escolar. Para promover a discussão foram utilizadas contribuições dos autores Vitor Paro e José Carlos Libâneo, além de alguns outros autores relacionados com a temática. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo partindo de entrevistas semiestrutaradas com três professoras de escolas estaduais do município de Jaguarão/RS. Com os resultados encontrados tornou-se evidente as percepções das docentes sobre a gestão democrática de sua instituição e a maneira como percebem sua equipe diretiva.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Constituição, 1988. Constituição Federal, São Paulo: Lex, 1988.
CASTANHO, Maria Eugênia de Lima. Os objetivos da Educação. In: VEIGA, Ilma Passos. Repensando a Didática. Campinas/SP: Papirus, 2010.
DOURADO, Luiz Fernando. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.) Gestão democrática da educação. Atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2013. (p.95-117)
FREIRE, P.. Extensão ou comunicação? 8 ed.Rio de Janeiro, Paz e Terra,1983.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2013. (p.83-98)
NEVES, Carmen Moreira de Castro. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola. São Paulo: Papirus, 1997(pp.95-129).
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3 ed. São Paulo: Ática, 2006.
_____, Vitor Henrique. Trabalho docente na escola fundamental: questões candentes. In: Cadernos de Pesquisa, v.42, n.146, p.586-611 maio/ago. 2012.
RIOS, T.A. Significado e Pressupostos do Projeto Pedagógico. Série Idéias. n.15.p. 73-77. São Paulo: FDE, 1992.
TRIVIÑOS, Augusto N.S; Introdução à Pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1ª Ed, São Paulo, Atlas, 1987.
TURATO, E.R. Tratado da metodologia da pesquisa qualitativa. Petrópolis RJ. Editora Vozes, 2003.