Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
Profissão Docente: uma discussão sobre autonomia e participação no ambiente escolar
Gabrielle Coelho dos Santos

Última alteração: 14-01-2018

Resumo


Este artigo buscou refletir sobre o papel docente no ambiente escolar. Com os objetivos de compreender os processos de autonomia e participação docente, identificar qual a participação das professoras no ambiente escolar e apreender a visão das professoras sobre a influência de seu trabalho no cotidiano da escola. Justificando-se pela relevância que discussões sobre o trabalho docente e suas especificidades tem para todos os envolvidos no ambiente escolar. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo partindo de entrevistas semi-estruturadas com duas professoras de uma escola estadual do município de Jaguarão/RS. Os resultados demonstraram que é evidente as percepções das docentes sobre autonomia e participação na sua instituição e a maneira como perceber suas funções na escola.


Palavras-chave


Autonomia, Docentes, Participação.

Referências


BRASIL. MEC. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei n º 9394/96 de 20 de dezembro 1996. Brasília, 1996.

 

CONTRERAS, José. A autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.

 

DOURADO, Luiz Fernando. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.) Gestão democrática da educação. Atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2013. (p.95-117)

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

 

GARCÍA, Marcelo. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação n.º8 jan/abr 09. Disponível em <http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/SAME/docs/Carlosmarcelo_Desenv_Profissional.pdf>. Acesso em 15 de outubro de 2016.

 

HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

 

MACHADO, Rita de Cássia de Fraga. Autonomia. In:. STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

 

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2013. (p.83-98)

 

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3 ed. São Paulo: Ática, 2006.

 

______, Vitor Henrique. Trabalho docente na escola fundamental: questões candentes. In: Cadernos de Pesquisa, v.42, n.146, p.586-611 maio/ago. 2012.

 

TARDIF, Maurice, LESSARD, Claude. O trabalho docente hoje: elementos para um quadro de análise. In:________.O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3.ª Ed, Petrópolis: Vozes, 2007, p.15-54.

______, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 11ª Ed, Petrópolis: Vozes, 2002.

TRIVIÑOS, Augusto N.S; Introdução à Pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1ª Ed, São Paulo, Atlas, 1987.

 

TURATO, E.R. Tratado da metodologia da pesquisa qualitativa. Petrópolis RJ. Editora Vozes, 2003.


Texto completo: PDF