Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
POLÍTICAS CULTURAIS E CIDADE: PENSANDO O CARNAVAL DE JAGUARÃO-RS
Mara Bento Ribeiro

Última alteração: 23-01-2018

Resumo


O presente artigo aborda as Políticas Culturais de Jaguarão-RS no contexto do carnaval. A cidade com seu conjunto histórico e paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN em 2011 vêm sentindo significativas mudanças decorrentes de formulações e ações desenvolvidas no município com recursos oriundos principalmente do Ministério da Cultura e do Planejamento no período de 2009 a 2015. Assim este texto denota uma reflexão numa abordagem ao pensamento das políticas públicas instauradas na atuação dos gestores municipais e suscita refletir sobre a transformação da cidade histórica em produto de consumo cultural e da Cultura Popular devido a amplitude dos festejos populares. Apresenta-se o carnaval como experiências compartilhadas entre os dois países e tem também envolvimento conjunto de propostas como o Protocolo de cultura Brasil/Uruguai. Diante destas informações permite uma análise referente ao contexto de cultura popular na cidade de Jaguarão. Assim o carnaval expressa a cultura popular na cidade, e é objetivo principal do trabalho, alcançado através da teoria como sua principal fonte e referências possíveis de verificar durante seus festejos. Dessa forma, as reflexões suscitadas fornecem subsídios para estudos posteriores de planejamento das Politicas Culturais de integração entre as culturas Brasil-Uruguay.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Carnaval; Cultura Popular.

Referências


BAKHTIN, Mikhail M. Acultura da idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. 8 ª edição., tradução : Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC: 2013

CUNHA, Maria Clementina Pereira.  Ecos da Folia : uma história social do carnaval carioca entre 1880 e 1920. São Paulo : Companhia das Letras, 2011. 396 p.

LAZZARI, Alexandre. in CUNHA, Maria Clementina Pereira. Carnavais e Outras F(r) estas:Ensaios de História Social da Cultura. Campinas, SP: Editora da Unicamp, CECULT, 2002. 447p.

NUNES, Juliana dos Santos. “Somos o Suco do Carnaval!” A Marchinha Carnavalesca e o Cordão do Clube Social 24 de Agosto.   Monografia curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2010

RABELAIS,  François - Gargântua e Pantagruel. Tradução David Jardim Júnior. – Belo Horizonte : Itatiaia, 2009 946p. –(Grandes Obras da Cultura Universal, 14).

SOARES, Eduardo Álvares de Souza; FRANCO, Sérgio da Costa (org). Olhares sobre Jaguarão. – Porto Alegre: Evangraf, 2010.


Texto completo: PDF