Tupã - Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC, II Encontro Humanístico Multidisciplinar e I Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Tamanho da fonte: 
Soluções encontradas para introduzir a temática indígena em território de colonização pomerana, italiana e portuguesa – Ações realizadas pelo Museu Histórico de Morro Redondo.
Carliston Lima Ribeiro

##manager.scheduler.building##: Campus Jaguarão
##manager.scheduler.room##: Sala 306
Data: 12-11-2016 08:30 AM – 11:30 AM
Última alteração: 20-10-2016

Resumo


Trabalhar com questões indígenas em território eminentemente formado através da colonização pomerana, italiana e portuguesa não tem sido algo tão simples. È notório o esquecimento das contribuições das etnias indígenas para a formação da identidade local no município de Morro Redondo - RS. Em decorrência dessa dificuldade de reconhecimento, o Museu Histórico desenvolveu ações, contemplando o diálogo intergeracional envolvendo idosos e crianças do município e, através de exposições e de uma mateada junina, demonstrou as apropriações culturais indígenas no uso da erva-mate, das ferramentas utilizadas no trabalho rural e no consumo de alimentos como o aipim, a batata-doce, o milho e o amendoim durante os festejos juninos.

Palavras-Chave: Apropriação, esquecimento, indígena, imigração, museu.